Resenha: A menina que roubava livros, de Markus Zusak

Estou de volta novamente para falar de um livro que acabou de entrar nos meus favoritos ( melhor do ano, da vida ... rsrsrs) e esse livro, como devem ter lido lá em cima, é A menina que roubava livros do autor Markus Zusak.

Autor : Markus Zusak
Páginas : 480
Editora : Intrínseca

Em A menina que roubava livros teremos uma narradora diferente, a Morte, sim, isso mesmo, a Morte está em sua passagem pela Alemanha, recolhendo almas, e encontra Liesel Meminger. Liesel é uma menina de 9 anos, sua mãe é comunista - lembrando rapidamente que esse livro se passa no tempo da segunda guerra, entre 1939 e 1944 - e ela não tem condição de ficar com Liesel e seu irmão mais novo, Werner. Porém, na viagem de trem até a casa de seus novos pais adotivos, o irmão de Liesel morre, e tendo que enterra-lo ali mesmo, o coveiro deixa cair um livro, chamado O manual do coveiro e Liesel o pega, dando início de sua grande carreira como roubadora de livros.



Seus novos pais adotivos são Hans e Rosa Hubermann, Hans um pintor que também arranja um trocado tocando acordeão e Rosa um dona de casa um pouco rabugenta, que lava e passa para fora, e que de primeira dá a impressão de ser muito chata, mas no final acaba se mostrando muito amorosa com Liesel. Em sua nova cidade, Molching, Liesel também fará amizade com Rudy Steiner, que se tornará seu melhor amigo.

Liesel enfrentará dificuldades na escola, sendo analfabeta, terá que aprender a ler e escrever, tarefa que seu novo papai irá ajudá-la. A Morte nos mostra a vida de Liesel por quatro anos, onde muita coisa acontece, ela rouba vários livros, seu pai acolhe um judeu - Max <3 - dentro de casa, em plena guerra acontecendo, e com o passar dos anos ela vai vendo a guerra crescer até aparecer em sua cidade.

Minha Opinião

Confesso que já tinha ouvido falar muito desse livro, e depois de ter lido O menino do pijama listrado, estava com vontade de ler livros que se passassem nessa época da segunda guerra. A narrativa do livro é muita fluída - coisa que eu não esperava - porém, no começo, você pode acabar querendo desistir, MAS NÃO FAÇA ISSO! O livro é completamente cativante e tenho certeza que vocês irão se apaixonar. 

E falando um pouco sobre a nossa narradora, A Morte é um - uma? - personagem simples, inteligente, que nos faz refletir em vários pontos e mostra o quão difícil é seu trabalho, recolhendo almas que nem deveriam ter morrido. E uma coisa que me irritou um pouco - MUITO  - nela, é que ela simplesmente nos dá MUITO SPOILERS do que está para acontecer e quem vai morrer, me irritou muito mesmo, ela diz não gostar de mistérios, e acaba nos entregando o final do livro. Mas fora isso, eu gostei muito dela.



O livro tem esse plano de fundo da Segunda Guerra Mundial, o que eu adorei, simplesmente. E também tem um ambiente super frio, de inverno, por isso eu aconselho a não lerem o livro em um dia quente, sério, parece bobo, mas pode fazer toda diferença!

Ainda não vi o filme, mas depois de ler o livro, estou super ansiosa para assistir :)

Espero que vocês tenham gostado da resenha, até a próxima.

#FAVORITADO

Nota : 5 estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...