Resenha: Extraordinário, de R. J. Palacio

Hey leitores!

Aproveitando as últimas semanas de férias? Haha, eu tô!

Por isso decidi postar mais de uma vez nessa semana, e hoje cá estou eu para falar de um dos meus amores que li agora no começo do mês... Extraordinário, da autora R.J Palacio.



Autora: R. J. Palacio
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Gênero: Infanto Juvenil

O livro nos contará a história de August Pullman - ou somente Auggie -  ele é um menino de 10 anos que poderia ser como qualquer garoto de sua idade.. Porém Auggie nasceu com uma grave doença que afetou seu rosto, e depois de várias cirurgias, o deixou deformado.

Sua família, sabendo que ele não seria tratado muito bem nas escolas, o educou em casa - sua mãe, para ser mais específica. Mas mesmo com os problemas Auggie sempre teve amigos, sua irmã mais velha, Via, também o adora e é uma irmã super protetora, enfim, Auggie sempre recebeu muito amor por sua família.

Mas, as coisas estão mudando na vida de Auggie, ele está indo para o quinto ano, e sua mãe decidiu que era a hora de Auggie ir para uma escola. O Pai de Auggie, Nate, acha que ainda não é a hora certa, nem Auggie - no começo - reluta em aceitar ir para uma escola, sabendo que será tratado mau pelas outras crianças.



A mãe de Auggie acaba convencendo-o a, pelo menos, fazer uma visita a escola Beecher, e elá conhece três outras crianças que o diretor Buzunfa - rsrsrs - chamou para mostrar a escola a Auggie, Jack Will, Julian e Charlotte.

Jack e Charlotte, o tratam bem, mas Julian é um estúpido logo de cara.. Perguntando se Auggie tinha se queimado e por que ele é assim, enfim, com ele realmente vemos que crianças podem ser bem cruéis quando querem.

Depois da visita a escola, Auggie acaba aceitando ir estudar, contanto que possa desistir quando quiser, o que sua mãe aceita.



Na escola acompanhamos o dia-dia de Auggie enfrentando as dificuldades de ser um garoto tão diferente, e ele acaba sofrendo bullying por parte dos garotos e garotas da escola, o que o faz ficar muito triste.. Também faz amizade com Summer - uma garota que não se importa com que os outros pensam dele e se aproxima de Auggie quando todos o repeliam como se ele fosse um tipo de doença - gostei muito dela. E também tem Jack - que tive uma séria relação de amor e ódio algumas vezes - mas que no final mostra o quanto se importa com Auggie e que muito valoriza sua amizade.

Minha Opinião

Logo no começo do livro Auggie nos diz - o livro é narrado em 1º pessoa por ele - que não importa o quanto tentemos imaginar como ele é, é ainda pior. Isso me fez ficar muito curiosa com relação a aparência dele e eu nunca tinha ouvido falar da doença dele..

Extraordinário é mais um dos livros que eu acho que deveria ser discutido em sala de aula.. Pois fala de bullying, sobre se importar de mais com a aparência física de alguém a ponto de que se a pessoa não for "normal aos padrões" você se sente incomodado e o exclui, xinga e etc.. 

Outra coisa que eu gostei bastante no livro é os vários pontos de vista, temos a visão da irmã de Auggie, Via, Jack, Summer, Justin - o namorado de Via - e etc.. 

Enfim, eu amei de mais o livro e também gostei muito de como a história se desenvolveu até chegar ao final - apesar de ter sido um final meio clichê.

Esse livro entrou nos meus favoritos e é claro que eu recomendo demais a todos! ;)

Nota: 5 estrelas\Favoritado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...