Resenha: Os Bons Segredos, de Sarah Dessen

Hey pessoal! Como vão?

É gente, infelizmente não consegui manter minha promessa de terminar The Wrath and the Dawn, acabei dando uma pausa no livro para tentar ler outras coisas, o que foi ótimo em certo ponto pois eu consegui! :D

Voltei ao meu ritmo de leitura, e já terminei dois livros nesse mês - o que é um número péssimo, mas fazer o quê? Culpem a minha escola pelo excesso de trabalhos! -_-

Enfim, vim fazer resenha de um desses livros que li - e que na verdade terminei agorinha - para vocês, e estou falando do livro Os Bons Segredos, da autora Sarah Dessen - primeiro livro que li dela, e não me arrependi! :D



Autora: Sarah Dessen
Páginas: 408
Gênero: YA
Editora: Seguinte

Sinopse: Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos. Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho. 

Os Bons Segredos nos mostrará a vida de Sydney: uma garota normal, com uma família normal. de classe média alta, e que tem um irmão mais velho.. Mas com alguns, muitos, problemas.

O irmão mais velho de Sydney, Peyton - mesmo nome de seu pai - sempre se destacou, tanto pela sua beleza, quanto pela sua coragem e seu jeito aventureiro. Syd sempre se espelhou no irmão, até que ambos cresceram, e as coisas começaram a dar errado. Peyton começou a se envolver com pessoas no ensino médio, e logo as encrencas começaram; a primeira ida da polícia a casa de seus pais, a primeira invasão a domicilio, furtos, as drogas, reabilitação, e por fim, o acidente que deixou um menino de quinze anos paraplégico.

Sim, sim. Sydney vive um grande drama familiar com seu irmão, e depois do acidente que deixou David Ibarra paralítico, tudo piorou. Seu irmão foi preso, com suspeita de estar dirigindo bêbado quando atropelou o menino, o que o deixou sem escapatória, foi condenado. Mas o pior, nem é isso, o pior é que mesmo com todas as provas contra Peyton, sua mãe continua a tentar defende-ló, em um momento do livro ainda se pergunta o que um garoto de quinze anos estaria fazendo, indo pra casa aquela hora da madrugada!

"- Mas o que um garoto de quinze anos estava fazendo de bicicleta ás duas da manhã, afinal?
Silêncio. Então veio  voz do meu pai:
- Julie... 
- Eu sei, eu sei. Só fico me perguntando.
 Só fico me perguntando. Naquele momento tomei consciência de que minha mãe jamais seria capaz de responsabilizar Peyton pelo acontecido."  
Desde cedo Sydney sempre foi invisível aos olhos dos pais - que são boas pessoas, apenas não a enxergam como deveriam - e ela sempre se sentiu mau por isso. Queria ser vista por ser quem ela era, não queria ser lembrada como "a irmã de Peyton", e foi por isso que depois de seu irmão ser preso ela resolve se transferir de escola. E por um acaso, no final do dia, em uma pizzaria perto da escola, ela conhece Layla, que se tornará sua melhor amiga. A pizzaria em questão, Seaside Pizza, acaba por se tornar um grande refúgio para Sydney, pois lá ela pode se distrair e esquecer um pouco sua casa silenciosa e suas tardes solitárias. Layla com certeza é uma das personagens mais legais do livro, adorei essa garota! Ela é tudo o que Sydney precisava: uma amiga com que pudesse conversar sobre seus problemas, que não a condenaria por toda essa situação, que a a escutaria. 

E, claro, também temos o Mac.   

Mac é o irmão de Layla, que também se torna amigo de Syd - e futura paquera(?) - e Mac também passou por uma mudança de vida: ele era gordo. Tipo, muito! E de repente conseguiu acordar pra vida, digamos assim, e perdeu muitos quilos. E agora é um gato! rsrs

"Desde que me entendia por gente, os outros sempre me ofuscavam ou me largavam sozinha. Mas Mac, como Laya, tinha dito semanas antes, estava sempre por perto. Ele me dava espaço suficiente para ficar sozinha, mas permanecia a postos quando eu precisava. Era o ponto ideal, descobri. Como se ele fosse o meu santo protetor, aquele que eu estava esperando."

A família de Layla, os Chatham, abrigam Syd, que se torna uma pessoa constante na pizzaria e na vida deles. Vendo a família Chatham, Syd vê como sua própria família é distante. Ela gostaria ter uma vida como as do Chantam, que mesmo com as dificuldades são tão próximos e unidos.

"Depois, no meu carro, olhei para as duas sentadas juntas. Conversando, Rosie tomava um refrigerante enquanto a sra.Chatham comia um salgadinho. Eu a vi botar um na boca e estender a embalagem para a filha. Rose pegou um e depois passou o refrigerante para a mãe dar um gole. Tudo sem palavras, tão natural, uma harmonia construída havia muito tempo. Uma cena simples, sem importância, mas que me acompanhou até em casa." 


Minha Opinião

Obviamente, não poderia deixar de falar dos personagens secundários. Se tivesse que escolher um favorito, seria Eric! Fala sério, não tem como não gostar dele! E se tivesse que escolher um que odiei, cá entre nós - para quem já leu o livro - seria o Ames! ARGH!!! COMO EU ODIEI ESSE CARA!!!

Bem, esse foi o primeiro livro da Sarah Dessen que li, e como já disse, não me arrependi da lido o livro, ao contrário, fiquei com raiva por não ter dado uma chance antes a autora. Gostei muito de Os Bons Segredos, é uma leitura com uma escrita simples, mas que te prende do inicio ao fim - pelo menos foi assim comigo - e com personagens que te cativam, personagens tão reais que chega a assustar! 

Assisti o vídeo resenha desse livro feito pelo Allison, do canal Allison7Potter, e tenho que dizer que concordo com tudo que ele disse! Esse livro é um daqueles que você não dá nada, não espera grande coisa, mas que no final te surpreende demais! 

Adorei a mensagem que o livro trouxe, a de que pais precisam enxergar os filhos, não importa de qual forma eles sejam. Todos precisam ser vistos e ser reconhecidos pelo que são. E era isso que Sydney queria.

Senti muita pena de Syd durante o livro, pois só ela parecia carregar a culpa pelo acontecido ao David. No final, porém, acabamos descobrindo que nem tudo é como pensamos - ou no caso, como a Sydney pensava.

Enfim, gostei demais dessa leitura e super recomendo a todos que se interessarem! É um livro de leitura rápida, com uma escrita maravilhosa, com personagens incríveis..

Okay, okay rsrs.. 

Acho que é só por hoje pessoal, espero que tenham gostado da resenha, e até breve! ;)

NOTA: 5 estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...